27 dezembro 2006

Formalidades

Olá a todos

O ano vai chegando ao fim, e algumas formalidades surgem, como o natal e o fim de ano em si. Embora eu não cultive as mesmas tradições que o resto das pessoas parece achar maravilhosas, eu resolvi escrever um pequeno texto, até porque eu já havia meio que me comprometido em fazer isso.

O natal já passou (embora mais na frente eu mostre que não), mas mesmo assim vou escrever sobre ele.

É engraçado, as pessoas ficam deslumbradas com uma festa patética, e se esquecem do que realmente é importante, se limitam a pensar o natal como um dia do último mês do ano, quando na verdade deveria se pensar no real significado do natal e ver que este é todos os dias. Quando Deus abriu mão de seu avatar (ou filho, o termo não importa), ele fez isso para que os humanos refletissem um pouquinho só, e chegassem a algumas conclusões, e vivessem de uma forma mais digna e “correta” na falta de um termo melhor. O que temos hoje é apenas mais uma prova da insignificância humana, uma festa puramente comercial que inclui até mesmo a descaracterização de lendas e costumes de outra cultura (a saber cultura nórdica alemã, vocês já devem saber de quem eu estou falando). As pessoas passam a vida fazendo besteiras, e esperam que se no dia 25 de dezembro forem boazinhas, o mundo vai estar salvo, é claro que acredito em arrependimento e salvação, e claro que também sei que isso pode acontecer a qualquer hora, mas as pessoas durante o natal se esforçam para parecerem honradas mas depois que a festa acaba.... Que tolice.
Vocês já devem ter notado a essa altura que meu objetivo não é esclarecer nada, é uma critica pura e simples, onde já coloquei argumentos suficientes, basta interpretar o texto.Também não estou dizendo que eu sou perfeito, não sou hipócrita, eu não passo o ano fazendo boas ações nem nada, mas tenho a decência de ver as coisas e assumir que eu sou um cretino e não fico pensando em besteiras como espírito de natal e etc. sei que tem gente que vai ficar indignada ao ler isso, mas eu não me importo. Resumindo o texto: A festa conhecida como Natal não passa de uma faceta capitalista que distorce um costume cristão apenas para faturar. E que as pessoas deviam lembrar de existência de Deus o tempo inteiro e não reservar um dia pra isso.

Quando ao reveillon, bem eu nunca vi nada de mais nisso (na verdade nunca vi sentido nenhum em feriados, a não ser o significado prático, que é não trabalhar!), é apenas uma transição.
Talvez os homens gostem de celebrar isso porque o tempo é uma criação humana e como somos seres egoístas e vaidosos por excelência, festejar a passagem dele é como uma ode ao ego do inconsciente coletivo mundial.

Sem mais.

Ah e claro antes de tirarem conclusões a respeitos de aspectos como minha sanidade mental por exemplo, me façam o favor de levar em conta uma coisa. O fato de que tudo pode ser visto de vários ângulos, o que em outras palavras quer dizer que eu não tenho só criticas, mas sim que eu só escolhi elas para colocar aqui.

Mata.

2 comentários:

Anônimo disse...

ow minha opinião é bem parecida com a tua.mas amos por parte!
em relação ao natal..acho ridículo como as pessoas banalizam o verbo perdoar e amar nesta data.como as pessoas banalizam o verdadeiro significado do natal.não sou muito de religião mas acho que o atal é tempo de refletimos em relação a tudo e,atualmente, principalamente em relação ao valor q damos ao material.pois, se o filho de Deus nasceu numa manjedoura..enfim.
tá,é um momento para refletimos sim..mas não somos origados a sermos bonzinhos nem a perdoar SÓ porque é natal.quer dizer que na famosa ceia de natyal devemso esquecer tudo que akelas pessoas que chamamos de familiares fizeram p nos prejudicar ou magoar e dá um abraço e desjar felicidades a elas?? pow,será que esqueceram um valor de um abraço??será que natal é isso mesmo??
há muito tempo não curto muito essa data por acontecer sempre isso comigo..auqels primos que mal falam com você o ano todo chegam no dia 24 e vem lhe dah um abraço..estranho naum?? e se eu tivesse precisando de um abraço em um dia qualquer ele me daria..jamais!!
agoar em relação ao ano novo sou mais tradicional,ou como alguns querem ver, capitalista.n sei pq ,mas tenho uma sensação de renovação..
acho q eh uma chance para eu consertar os erros..e vamos dizer q me aproveito da sensibilidade ods outros..ahuahua
enfim..m,esmo assim feliz natal e um 2007 td d bom p tu vic ?
;)

;**

Anônimo disse...

VAMOS LAH...
concordo plenamente com a colocação de que o natal, mas nem só op natal , mas todas as datas festivas, em principal o natal são um meio de alavancar o comércio em geral, porque nesse mundo o que se visa ( e olha o visa aparecendo aki), é o lucro, é o que move o mundo, nada mais nad menos do que dimdim, claro neh ninguém vive sem dimdim.
Agora, há aqueles que cultivam o real significado desta data tão esperadapor crianças , que alimentam suas fantasias a espera de um papai noel... papai noel existe CLARO, NAUMÉ UM SER VELHO QUE VESTE DE BRANCO E vermelho, isso nada mais eh do que um icone para atrair o público com seu carisma (se eh que alguns axam esse ser carismático)um ser duvidoso isso sim, assim como o palhaço e os padres, vai saber.
Mas é uma época que mesmo que ninguém faça boas ações no ano, v~e nesta data um dia de "copnforto". Outro ponto que é real e temos que admitir, o tempo eh continuo, naum a essa de recomeçar, tudo de bom no ano que chega e por ai vai, é apenas nossa imaginação que cria isso, essa nossa mania de querer controlar o tempo... feriados são sim dia de naum trabalhar , de naum estudsar, de naumfazer nada daquilo que estamos acostumados a fazer.
Entretanto, é interessante notar,que há pessoas que tem esse "espirito natalino",para mim eh algo bonito, poucas pessoas tem esse tal espirito natalino asim como outras poucas cultivam o nascimento de jesus, mas é lindo de se ver essa "magia" do natal,pesoas que se focam nessa "magia", são capazes de esquecer um pouco da realidade, essa é umadas maneiras, mas a várias outras a critério de cada um.
O jornal nacional anuncia que as ]vendas esse ano cresceram 10% em relação ao ano passado, e que foi o melhor de todos os tempos, santo capitalismo, e pra quebrar umpouco esse gelo, mostram algumas famílias rindo, felizes da vida com a neve rsrsrsrs.
Ta certo que umas pessoas passam op natal dormindo, com a família, trocando presentes, agradecendo a Deus , enfim, seja qual hábito cada um tenha no natal,eh belo t~e-lo, é algo pessoal, e eu pessoalmente aprecio quem tem esse "espirito natalino", quem se refugia nele, é belissimo saber que ainda há pessoas q o fazem , assim como os outros q jah citei, jah que eu me refugio nos filmes, sabe oq é achar a realidade do filme a sua realidade, e esquecer a verdadeira realidade, e as vezes se emocionar mais com a ficção, do que a própria realidade, mas isso eh uma outra história , e logo logo eu tenho que criar um blog pra mim também, heheheh
ja mata ne
flw