26 janeiro 2008

Liberdade

Olá a todos

O post de hoje é grande, mas leiam por favor , é um assunto muito interessante, e novamente, por favor deixem suas impressões sobre o tema. Vamos discutir! Aprimorar nosso entendimento e assim nós mesmos!

Na publicação passada mencionei casos envolvendo criminosos que usaram do RPG para tentar justificar seus atos, da mídia sensacionalista que fez alarde para o fato mas curiosamente esqueceu de publicar posteriormente a conclusão das investigações policias de que os envolvidos não jogavam RPG, e de certos políticos que tentam aprovar leis proibindo o jogo no país. Esta última é a mais preocupante e revoltante das três citações.

Como eu disse ontem, no lugar desses políticos canalhas se organizarem no sentido de resolver os reais problemas nacionais, que são muitos, eles preferem retirar a liberdade, das pessoas, escravizá-las mentalmente. E não há nada que me irrite mais do que um ataque direto a MINHA liberdade!

Para a filosofia não existe liberdade, quem me conhece sabe o quanto eu gosto de filosofia, mas nesse caso eu tenho certeza de que todos os filósofos estão errados. Todo ser humano é livre pra escolher o quer fazer, e como fazer, e quando fazer, não há força no mundo capaz de obrigar ninguém a fazer nada! A única coisa que pode impedir alguém de fazer qualquer coisa é esse mesmo alguém. Dizer que não somos livres é só uma desculpa para não encarar de frente a responsabilidade que temos sobre nossas escolhas.
Já ouvi todo tipo de argumento ridículo na tentativa de provar que não temos liberdade, como por exemplo, já me disseram que se fossemos livres, quando quiséssemos que chovesse deveria chover, e visse versa. Ora eu me pergunto será que a pessoa que disse isso não queria um pouco demais não? Controle sobre as forças da natureza, em outras palavras ser Deus? Francamente isso é a coisa mais idiota que pode passar pela cabeça de alguém, é certo que o nível intelectual geral das pessoas atualmente é risível, mas isso já é demais.

É verdade que não podemos escolher por exemplo onde, como e quando nascer, nem o dia que iremos morrer, nem se vamos morrer ou não, mas acontece que isso não significa que não somos livres. Somos nós que escolhemos se seremos pessoas honestas ou não, somos nós que escolhemos o tipo de roupa que queremos vestir, nós decidimos que profissão escolher, NÓS. Isso não é liberdade? Então me digam, o que é?
Alguns podem argumentar que coisas como as preferências e o caráter são herdados do ambiente a nossa volta. Será? Se isso fosse verdade eu seria forrozeiro, adoraria futebol, torceria para o Sport, detestaria ler, dentre dezenas de outras coisas! Mas todos sabem que isso não é verdade. "Mas você é uma exceção" dirão alguns, justo, mas devemos lembrar que a VERDADE É ÚNICA E UNIVERSAL, logo a condição para uma coisa ser verdadeira, é que ela se aplique a todas as coisas, em todos os lugares e em qualquer época, desta forma a simples existência de uma única exceção é suficiente para por abaixo qualquer argumento. Mesmo que eu fosse o único ser desse planeta miserável diferente das pessoas a minha volta isso já seria suficiente pra provar que não é o ambiente que determina parte de um individuo, e eu não sou o único nem tão pouco o caso mais extremo.

Vamos a outro exemplo, se eu não trabalhar, eu não terei dinheiro, não poderei comprar coisas, então eu não sou livre, eu preciso trabalhar.

O quê? Que piada, uma pessoa precisa apenas de alimento, às vezes de cuidados médicos, e companhia, mas elas QUEREM, uma tv, um computador, roupas da moda, carro, CD's e um monte de coisa que não precisamos, escolhemos tê-las, e como já disse antes, não adianta alimentar o desejo de ser Deus e assim conseguir tudo que quer em um passe de mágica, você trabalha porque QUER, porque QUER dinheiro pra comprar coisas que QUER.

Mas vamos supor por um momento que tenhamos de fato o poder de mudar o mundo de acordo com nossa vontade, eu quero que chova agora, não ta chovendo... ah será que é porque EU NÃO SOU O ÚNICO SER VIVO E DOTADO DE CONSCIÊNCIA, POR TANTO LIVRE NO MUNDO? Tenho que lembrar que a população humana é de mais de três bilhões de pessoas, todas livres, mesmo que eu pudesse mudar o mundo com um pensamento, teria que me confrontar com três bilhões de opiniões diferentes! E aí como é que fica?

Resumindo, somos nós que escolhemos como viver nossa vida, e apenas nós temos o direito de interferir nisso, porém temos que lembrar que não estamos sozinhos, interagimos com outras pessoas, e nossas ações interferem na vida dessas outras pessoas, que também são livres, nossas escolhas têm conseqüências, e a responsabilidade por elas é nossa, o que acontece é que nem todos têm a coragem e força para admitirem isso, é mais fácil fingir para si mesmo, que não temos escolhas nem responsabilidade sobre o que fazemos.

O ser humano é de fato desprezível.

Outro motivo para eu acreditar na liberdade é o fato de que Deus deu ao Homem livre-arbítrio, DEUS DEU AO HOMEM O LIVRE-ARBÍTRIO, então se ele garante isso, quem é que por mais eloqüente que seja pode ter algum êxito em ir de encontro com isso?

Claro que sendo livres temos a escolha de acreditar ou não nisso, temos até o poder se questionar Deus, de duvidar da existência dele, com conseqüências claro e escolhas erradas sempre trazem conseqüências desagradáveis...


Por enquanto é só, mas esse post não morreu, há ainda muitas coisa a serem ditas, essa discussão ainda vai muito longe, mas deixarei para outro dia.

3 comentários:

Anônimo disse...

liberdade..aaaaa liberdade!
cada um c seu ponto de vista...

liberdade p mim eh poder fazer as escolhas q eu axo certas...

agora fazer ter o poder d fazer chover ai já eh demais!!!!esso n eh liberdade..isso eh realmente poderes sobrenaturais....

Ótimo texto Okashira...minha admiração por vc só aumenta!!

beijuuuuuuu

Anônimo disse...

ou seja por vivermos em sociedade a tal liberdade acaba sendo somente parcial..... moral da história e isso não eh mal se para pra pensar a sua liberdade de modo algum deve se impor a minha e vice versa por isso nada nem niguem terá nunk liberdade total e ainda estar plenamente certo..
....
pronto..
reivindicação: escreva textos menores!1 auhauahuauahauahuahauha
binkdla escreva o q quiser... afinal é o seu blog e sua liberdade..
xero

Anônimo disse...

maix essa Monike eh uma Bandida mexmu... u_u
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

=X


meu filho...esse livro q vc escreveu envês d post foi por causa de uma possível proibição do RPG????????
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

(naum se irrite....soh naum resisti a provocação ;x)

ah sim...LIBERDADE... sabi q aquarianos amam especialmente a liberdade? viver sem liberdade, naum eh viver, apenas existir...

tah bom q existem tipos d liberdade q eu naum luto mtu:
se mainha naum me dxar sair...eu tenhu a liberdade d escolher por mim mesma sair...agora xegar ateh o portão viva já eh outra história...
tenhu q pensar na minha sobrevivência... u_u
aposkapsokapsokapokaposkapok

ai ai...jah comentei mtu aki hj ¬¬