24 janeiro 2008

Recomeçando de fato / RPG para não iniciados I

Olá a todos

Êxtase! É o que eu venho sentindo nos últimos dois dias. ^^

Reabrir o blog foi uma ótima idéia! Mesmo eu passando o dia queimando a mufa pensando sobre o que e como escrever, o que às vezes é desencorajador, me sinto estimulado com as idéias que tive para o blog.

Espero que todos também estejam se sentindo bem.

Enquanto escrevo estou ouvindo Tristania, e isso também me deixa muito bem, a música me relaxa, e me ajuda a ter contato comigo mesmo. Algum de vocês já teve a experiência de perder-se dentro de si próprio?

No momento eu tenho várias idéias de assuntos para escrever, mas guardarei para momentos futuros, hoje eu falarei do RPG para os não iniciados, já que parte do material regular do blog será sobre o tema. :)

RPG é a sigla inglesa para roleplaying game, em português significa Jogo de Interpretações de Papeis. Ou seja, é um jogo no qual os jogadores interpretam personagens em uma história, e a maior parte de ação acontece na imaginação dos jogadores. È como quando brincávamos de policia e ladrão, ou outras brincadeiras de faz de conta, com uma diferença, regras. Por exemplo, quem não já viu ou participou dessa situação, dois garotos brincando de policia e ladrão, um deles aponta o dedo para o outro e diz – pá, acertei um tiro em você! -, o outro retruca – Acertou nada eu desviei! -. Ai começa a briga pra ver quem estava certo. No RPG é diferente porque existem sistemas de regras que determinam o resultado de ações como essas, geralmente é a soma de um número preestabelecido somado a um número aleatório conseguido através de dados ou cartas, a soma é comparada a um número alvo, e daí se obtém o resultado da ação.
No RPG há dois tipos de jogadores, o PC ou PJ (player caracter ou personagem jogador), e o mestre. O primeiro joga como um dos protagonistas da história (geralmente joga-se com grupos de 4 a 6 pessoas excluindo o mestre), o segundo atua como todo o resto! O mestre interpreta os coadjuvantes e vilões, além de ser os sentidos dos PJ’s, já que ele é quem descreve os lugares e situações quem os heróis encontram pela frente.

É o jogo mais interativo e livre do mundo, capaz de proporcionar experiências únicas e intensas. Diferente dos RPG’s de computador (que de RPG só têm o nome), onde você joga um hístória fixa, aqui a história muda conforme vai sendo contada, as ações dos personagens têm influencia real sobre o todo, e você pode fazer o que quiser!

Por hoje é só, o texto ta ficando grande e tem outro assunto que eu gostaria de tratar.

No próximo post, falarei sobre ganhar e perder no rpg, mais sobre o mestre e os PJ’s e sobre estilos.

Sobre as ilustrações, eu não publicarei no fotolog, eu usarei o DeviantART (já tem desenho lá!), este infelizmente assim como o fotolog, só permite comentários de membros, a vantagem é que é uma comunidade de artistas, no site há milhões de outros desenhistas, fotógrafos, designers, poetas e etc. ou seja é extremamente adequado para mim, porque é uma ferramenta valiosa para a minha auto divulgação, além de proporcionar um certo nível de segurança em termos de direitos autorais. Desta forma quem quiser comentar e não for membro, pode comentar aqui no blog. Quanto ao fotolog, provavelmente será transformado em flog da banda.

Até mais
Ajudem a divulgar o blog!

Veja também:
meu DeviantART

2 comentários:

Anônimo disse...

Olá

Eu to passando pra comentar..mas comentar...não sei ao certo é estranho falar da estranheza dos outros. Gosto de ler o q vc escreve acho que é importante pra os dois lados saber o que alguém pensa e precisa dizer...Ser estranho não é menos estranho quanto saber que se é estranho. Um dia vem mágoa, outro dia alegria, outro dia nada, mas sempre vem alguma coisa dentro da gente e agora eu devo está falando de mim. Reconheço vc Anderson. Se é isso que vc prefere eu reconheço.

Um EU chamado Brena.

Anônimo disse...

¬¬'

ah!! fala sério...prefiro qndo vc fala sobre otras coisas...ateh mexmu qndo vc SURTA eh melhor q issu... ¬¬'


devo confessar q eu gostava d jogar...
maix naum sou fanática como vc ¬¬'